Cursos
Os cursos técnicos de nível médio objetivam capacitar o estudante com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394/1996, a educação profissional técnica de nível médio pode ocorrer de três formas: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio juntamente com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.
Além dessas ofertas, o IFMA atua na Educação de Jovens e Adultos por meio do PROEJA, que se trata de cursos técnicos de nível médio na forma integrada direcionados para pessoas fora da idade escolar e que têm apenas o Ensino Fundamental completo. Destacamos ainda que a instituição atua no ensino superior por meio da oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
O Campus Presidente Dutra conta com os seguintes cursos:
Ato autorizativo: Resolução CONSUP nº 116, de 10 de dezembro de 2018.
Carga-horária: 3266h
Duração: 3 anos
Objetivo: Proporcionar formação técnica em Meio Ambiente na qual o profissional seja provido com competência técnica para inserir e contribuir na consolidação e expansão dos setores produtivos, econômicos, sociais e industriais, assim como na preservação e conservação dos recursos naturais.
Ato autorizativo: Resolução CONSUP nº 008, de 10 de fevereiro de 2020.
Carga-horária: 3266h
Duração: 3 anos
Objetivo: Proporcionar formação técnica em Agronegócio na qual o profissional seja empreendedor, conectado com a sua área de atuação e com o mercado econômico, capaz de tomar decisões e propor inovações para o sucesso das empresas, comprometidos com os princípios da ética, da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento social, conciliando fundamentos científicos e tecnológicos que relacionem a prática à teoria.
Ato autorizativo: Resolução CONSUP nº 089, de 27 de agosto de 2018.
Carga-horária: 1000h
Duração: 1 ano e meio
Objetivo: Formar profissionais qualificados e atuantes, comprometidos com a função social e científica, de forma empreendedora e inovadora, compatíveis com as exigências e necessidades das organizações da região, ou mesmo do próprio negócio, aumentando assim, suas chances de inserção no mercado de trabalho, na obtenção de um emprego e/ou na geração de renda.
Ato autorizativo: Resolução CONSUP nº 088, de 27 de agosto de 2018.
Carga-horária: 1200h
Duração: 1 ano e meio
Objetivo: Formar profissionais empreendedores, conectados com sua área de atuação e com o mercado econômico, capaz de tomar decisões e propor inovações para o sucesso das empresas.
Ato autorizativo: Resolução CONSUP nº 036, de 18 de junho de 2019.
Carga-horária: 390h
Duração: 1 ano
Objetivo: Proporcionar formação teórico-científica para comunidade local que tenha formação superior em qualquer área de conhecimento (licenciados, bacharéis e tecnólogos) para ampliação do conhecimento em educação, cidadania e meio ambiente.
Redes Sociais