Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus realiza audiência para debater acesso discente
Início do conteúdo da página Notícias

Campus realiza audiência para debater acesso discente

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 22/05/2021 00h04
  • última modificação 22/05/2021 00h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Presidente Dutra, promoverá no período de 17 a 27 de maio de 2021, amplo debate com a comunidade acadêmica interna (docentes, técnicos administrativos, discentes) e a comunidade externa (pais/responsáveis e população em geral), sobre a Política de Acesso Discente do IFMA. A proposta de Política de Acesso Discente do IFMA traz um conjunto de princípios e diretrizes que estabelecem a concepção, a organização para a implantação de ações que promovam o Acesso de novos estudantes, em consonância com a Lei n° 11892/2008, com o Projeto Pedagógico Institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMA, a Política de Assistência Estudantil e demais legislações vigentes.

Viabilizar a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da população dos municípios de Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, Dom Pedro, São Domingos, Tuntum, Graça Aranha, Santa Filomena e Governador Archer, no processo de debate e coleta das contribuições ao texto da minuta da Política de Acesso Discente, é prioridade nas ações da Comissão, que tem promovido Encontros Pré-Audiência com os estudantes dos Cursos Técnicos do Campus, servidores Docentes e Técnicos Administrativos.

A opinião sobre as concepções e formas de acesso para nortear a construção da Política de Acesso Discente do IFMA, também, tem sido colhida através do formulário disponibilizado pela PRENAE/IFMA, disponível em: https://prenae.ifma.edu.br/politica-de-acesso-discente/.

A Audiência Pública está marcada para o dia 27 de maio de 2021, às 15h, via Plataforma Google Meet e terá transmissão pelo YouTube. A condução dos trabalhos baseia-se no EDITAL Nº 9/2021 – GAB-PDU/CAMP-PDU/IFMA 18 DE MAIO DE 2021, e terá como objetivo socializar e promover debates a partir das contribuições coletadas até o dia 23/05/2021, através de formulários elaborados pela Comissão:

1 – Link para acesso ao formulário de coleta das contribuições do segmento discente: https://docs.google.com/forms/d/19FcPXUOkCbLyZDn6iznS67kCCuLOs-KbKNtG5_aubbg/edit?ts=60a15498

2 – Link para acesso ao formulário de coleta das contribuições do segmento servidores: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOUIU2YCh9IkkWlgJYQ_yyZcrB0Sv01ow6E2AV2p-YYOL5NA/viewform

3 – Link para acesso ao formulário destinado à comunidade externa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFLiyl1fu0hcwlsAtidK-mLP4RdqVCQqwleX0jnE2WKA9kfw/viewform

Apenas a Comunidade Externa precisará se inscrever (até o dia 23/05/2021) para participação como representantes desse segmento (com direito a voz e voto), no dia da Audiência Pública (50 vagas). Link para acesso às inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8gqtt9zaX4Rx7Pgqw6rC2yQeRmWiwsKsh9We1xZXXhe1mdg/viewform.

Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponibilizadas para participação pelo Google Meet, a comunidade externa poderá acompanhar as discussões através do Canal “IFMA PRESIDENTE DUTRA”, no YouTube.

Ressalta-se que as contribuições à Política de Acesso Discente poderão ser enviadas, a qualquer tempo, para a PRENAE/IFMA, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLG0N4kOclpMlu14Iyb-5gbNjXQHGWf2Vp6mLK-xDOtvEsKg/viewform, até o dia 31 de maio de 2021.

Acreditamos que, seguindo as diretrizes para a realização de Audiências Públicas no âmbito dos campi do IFMA, estabelecidas na NOTA TÉCNICA Nº 9/2021 – PRENAE/REITORIA/IFMA, o processo de construção da Política de Acesso Discente acontecerá de forma justa, democrática e participativa. O Projeto de Resolução, que terá o texto finalizado no Fórum de Acesso Discente, contemplará os anseios da comunidade maranhense, podendo, então, ser executado de forma sistêmica pelos campi do IFMA.

 

Comissão Organizadora da Audiência Pública – Campus Presidente Dutra:

Carolina Coimbra de Carvalho (Presidente)

Snaylla Natyelle de Oliveira Almendra

Silmara Freitas da Silva

Adeval Alexandre Cavalcante Neto

Antonio do Nascimento Cavalcante

registrado em:
Fim do conteúdo da página