Página Inicial > Notícias > Pesquisa sobre recuperação de nascentes é premiada em evento internacional

Pesquisa sobre recuperação de nascentes é premiada em evento internacional

Artigo foi apresentado em seminário sobre desenvolvimento rural sustentável, realizado no IFPA Campus Castanhal.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 09/09/2019 13h52
  • última modificação 09/09/2019 13h52

Professor Daniel Barroso apresenta a pesquisa no XII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

O artigo “Recuperação de nascente em propriedade rural de Presidente Dutra – MA como subsídio à gestão dos recursos hídricos”, produzido por professores e estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Presidente Dutra, foi premiado no XII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária & III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social, realizados no período de 27 a 30 de agosto no Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Castanhal.

O artigo, de autoria dos docentes Daniel Fernandes Rodrigues Barroso, Iberê Pereira Parente, Adeval Alexandre Cavalcante Neto e dos alunos Werbette Pereira de Góis e Cesanildo Vicente da Silva, foi premiado em segundo lugar no eixo temático “Meio Ambiente, Recursos Florestais e Recursos Pesqueiros”, na categoria de apresentação oral de artigos e foi apresentado no congresso pelo professor Daniel Barroso.

O objetivo do trabalho foi mostrar o processo de recuperação de uma nascente que estava em processo avançado de degradação devido às atividades antrópicas, para subsidiar a gestão de recursos hídricos. A prática de recuperação da nascente foi um importante passo para a gestão hídrica, uma vez que sensibilizou e estimulou os produtores locais e os estudantes para a conservação e preservação dos mananciais de água.

A atividade de recuperação da nascente, apresentada no artigo, fez parte do projeto de extensão do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio da disciplina Atividades Práticas no Meio Rural, em que os alunos do curso desenvolveram a atividade.

A partir de uma atividade prática exigida na disciplina do curso FIC, alunos e docentes realizaram a recuperação da nascente, que estava em processo de degradação apresentando assoreamento, inviabilizando o fluxo normal de água. Com isso, a atividade exigiu que fosse feito o desassoreamento e escavação da nascente até encontrar o olho d’água. Em seguida, foi feita a estrutura de proteção que consistiu na cobertura da nascente com pedras, lonas, uma camada de argila e outra de cimento, deixando a saída de água através de tubulação. O resultado foi ter conseguindo deixar a nascente com uma vazão contínua a partir da intervenção.

Atividade de recuperação da nascente foi proposta aos alunos do curso FIC em Desenvolvimento Rural Sustentável

O estudante Cesanildo Vicente da Silva, um dos autores do artigo, considera que a atividade contribuiu para o seu aprendizado sobre o processo de recuperação, além de entender melhor a importância da água, que é indispensável para a vida. Ele apreendeu aspectos práticos da legislação ambiental, que determina um raio mínimo de 50 m de área de preservação permanente em nascente e frisou o fato de o proprietário ter cercado o local para a proteger a nascente do gado e, mesmo assim, a área ainda está fora da norma estabelecida pela legislação. “A iniciativa do professor Daniel Barroso foi de extrema importância no projeto. Foi uma experiência única para nós, alunos. Essa ação precisa ser difundida para que outras nascentes da região sejam recuperadas. Sinto-me lisonjeado por ter participado de um projeto que, apesar de simples, é muito significativo. E agora ter sido reconhecido internacionalmente torna esse momento ainda mais especial!”

Para o professor Daniel Barroso, um dos autores do trabalho, esta premiação é uma demonstração da importância das ações de extensão do IFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais em promover projetos relevantes para a população e para o desenvolvimento regional no que diz respeito às questões ambientais. “Essa experiência sensibilizou a comunidade local para a importância dos recursos hídricos e das nascentes e refletiu em novas demandas para a recuperação de outras nascentes na região”, conclui.