Página Inicial > Notícias > Campus Presidente Dutra realiza I Semana de Meio Ambiente

Campus Presidente Dutra realiza I Semana de Meio Ambiente

Evento debateu a sustentabilidade ambiental com diferentes setores produtivos da região.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 03/09/2019 21h19
  • última modificação 03/09/2019 21h21

Com o tema Sustentabilidade ambiental dos setores produtivos, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Presidente Dutra realizou nos dias 28 e 29 de agosto a I Semana do Meio Ambiente, cujo objetivo foi debater a sustentabilidade ambiental com os diferentes setores da economia na região de Presidente Dutra.

O evento contou com diversas atividades: mesa-redonda, palestras, atividades culturais, apresentação de trabalhos acadêmicos, visita técnica em uma propriedade rural com plantação de banana sustentável e contou com a participação de várias instituições locais: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, SEBRAE, Grupo Nutrilar, Banco do Nordeste, Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Eletronorte e várias escolas municipais, estaduais e privadas, que discutiram o tema com a comunidade local. Aproximadamente 800 pessoas prestigiaram a ação, lotando a quadra esportiva da Escola Joana Lima de Macedo, onde o evento aconteceu.

Como protagonistas do evento, as escolas municipais trouxeram em massa seus alunos, que além de expectadores, participaram na composição da programação com diversas apresentações culturais, dentre elas peças teatrais e danças envolvendo as temáticas do evento como forma de sensibilizar a comunidade para os problemas ambientais.

A estudante Jordânia Monteiro, aluna do IEMA falou da importância do evento para o conhecimento da realidade local: “Eu acredito que temas como esse facilitam a compreensão da realidade na qual estamos inseridos. Hoje sabemos que esse tema tem sido bastante debatido, mas são poucos aqueles que realmente se interessam em buscar uma solução e correr atrás de resolver os problemas que nós mesmos causamos”. A discente considera importante o debate desse tema para que ela e outras pessoas compreendam o que está acontecendo com o meio ambiente.

O estudante Osilneldo da Conceição Silva Junior, do curso técnico de Meio Ambiente do IFMA, ministrou a palestra A importância das árvores para o meio ambiente junto com a aluna Suane Braga Lopes, e considera este tema bastante importante nos dias atuais. A palestra sensibiliza os seres humanos para a preservação do meio ambiente, das águas, das florestas, que fornece oxigênio para a respiração do homem.

A apresentação de trabalhos acadêmicos contou com a exposição de vários banners. Além do IFMA, houve a participação de outras instituições na apresentação das pesquisas. O foco dos trabalhos foram as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo IFMA e pelas demais instituições com temáticas ambientais e sustentabilidade.

Para a professora Carolina Coimbra de Carvalho, docente do IFMA Campus Presidente Dutra, “os trabalhos apresentados envolveram alunos do IFMA e de diversas escolas da cidade, e resultam de pesquisas e experiências desenvolvidas, com grande contribuição para a discussão da temática ambiental. Esses momentos são fundamentais para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e evidenciam que estamos trabalhando em prol da construção de um mundo mais sustentável”.

O professor Daniel Barroso, coordenador da I Semana de Meio Ambiente, falou das ações do IFMA na promoção de atividades nas diversas áreas de educação e na área ambiental, do seu compromisso em debater assuntos relacionados às questões ambientais, envolvendo as instituições e a comunidade.