Página Inicial > Notícias > Programa Mulheres Mil é iniciado no Campus Presidente Dutra

Programa Mulheres Mil é iniciado no Campus Presidente Dutra

O programa foi iniciado com um curso de arte e artesanato intitulado “Mulheres de Arte”.
  • publicado 22/02/2019 21h35
  • última modificação 22/02/2019 21h36

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Presidente Dutra deu início às atividades do Programa Mulheres Mil na noite da última quarta-feira (20). O programa foi iniciado com uma turma de quarenta alunas por meio da promoção de um curso de arte e artesanato. Intitulado “Mulheres de Arte”, a iniciativa tem financiamento da Pró-Reitoria de Extensão e contou com um financiamento de quase R$ 40 mil.

Instituído em 2011 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Programa Nacional Mulheres Mil surgiu como alternativa para a diminuição dos índices de vulnerabilidade social que atingem mulheres em todo o país. Por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada e projetos de extensão, as ações do programa buscam empoderar mulheres de baixa renda e gerar renda em um processo de transformação de vidas por meio da educação.

Situada da mesorregião centro maranhense, a cidade de Presidente Dutra possui ainda um alto índice de mulheres em situação de vulnerabilidade social, segundo dados do Atlas de Desenvolvimento Humano de 2013.

O curso “Mulheres de Arte” almeja, por meio da oferta de oficinas de artesanato, capacitar essas mulheres para geração de renda extra ou até principal, tornando-as artesãs competentes para inserirem-se no mercado de trabalho.

“A aula inaugural foi um momento ímpar na vida destas alunas, pois é a oportunidade de promover uma mudança social, em quem necessita de um olhar atento das instituições de ensino. Ações como estas, fazem uma grande diferença nas cidades onde o programa acontece”, destaca Thiago Silveira, coordenador do projeto.

O curso será ministrado nas noites de terça a sexta-feira. As alunas recebem todo o material, fardamento e auxílio para o deslocamento até o Instituto. O projeto ainda conta com o apoio do SEBRAE de Presidente Dutra e diversos parceiros.

“A culminância das ações se dará em abril com a I Feira do Empreendedorismo Feminino, momento que oportunizará à sociedade presidutrense acompanhar os frutos das ações extensionistas do projeto e inserir as concluintes como novas empreendedoras individuais da cidade”, afirmou o professor Gil Almeida, chefe de extensão do campus e subcoordenador da ação.

Assunto(s): Mulheres Mil