Página Inicial > Notícias > Campus realiza Semana Pedagógica

Campus realiza Semana Pedagógica

Com o tema “O Projeto Político Pedagógico em Evidência”, o evento ocorreu de 28 a 30 de janeiro
  • publicado 07/02/2019 20h13
  • última modificação 07/02/2019 20h13

Foi realizada, de 28 a 30 de janeiro, a III Semana Pedagógica do Campus Presidente Dutra. Com a temática “O Projeto Político Pedagógico em Evidência”, os servidores e colaboradores do campus discutiram sobre as rotinas administrativas e pedagógicas e sobre temas relativos ao desenvolvimento do trabalho para a construção de excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Foram três dias de formação e troca de aprendizados. O primeiro dia contou a palestra do diretor- geral Carlos Firmino, sobre “Pesquisa aplicada e suas implicações no trabalho docente”. Ainda nesta manhã, o professor de filosofia do campus, Thiago Silveira, discorreu sobre Google Classroom e o uso dessa ferramenta como recurso pedagógico nas aulas. Pela tarde, o campus recebeu a equipe do Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) do IFMA, composta pelas professoras Simone Andrade e Débora Macedo e a técnica Sandra Letícia, para tirar dúvidas e falar sobre a implantação do EAD na unidade Presidente Dutra e polos vizinhos.

No segundo dia, foram explicitadas informações sobre o regimento interno recém- aprovado do IFMA, o calendário escolar do ano letivo e a sistemática de avaliação vigente do instituto.  Ainda nesse dia, os diretores-gerais dos campi Açailândia, José Werbet Ferreira da Silva, e Carolina, Reinouds Lima Silva, palestraram respectivamente sobre “Currículo Integrado”  e “Teorias e práticas escolares”. Para finalizar o dia, a intérprete de LIBRAS do Campus Monte Castelo, Mônica Teixeira Barros Barbosa, conversou com os docentes sobre alunos com necessidades especiais e deu uma miniaula sobre Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.

O último dia do evento teve a participação do professor Alberth Matheus, explicando sobre o uso da lousa digital e como esta auxilia enquanto ferramenta pedagógica. Por fim, os chefes dos departamentos de pesquisa e extensão do campus, professores Adeval Cavalcante e Gil Derlan Almeida, apresentaram os editais vigentes e suas oportunidades para alunos, professores e funcionários.

O Campus Presidente Dutra inicia suas primeiras turmas regulares no ano de 2019, com as turmas integrado de Meio Ambiente e subsequente de Agronegócio, além da oferta de diversos cursos FIC e de extensões à comunidade presidutrense e entorno.