Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Professores realizam visita de campo em Tuntum
Início do conteúdo da página Notícias

Professores realizam visita de campo em Tuntum

A iniciativa dos servidores foi para coletar dados  e avaliar a situação da cidade atingida por chuvas torrenciais.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 16/04/2018 15h15
  • última modificação 16/04/2018 15h15

Servidores do Campus Presidente Dutra do Instituto Federal do Maranhão (IFAM) estiveram na quinta-feira (12) na cidade de Tuntum (MA), município circunvizinho, para analisar a situação da cidade que foi fortemente atingida com as chuvas torrenciais, resultando em uma inundação a larga escala.  Os professores Teresa Cristina (Geografia), Daniel Barroso (Engenharia Ambiental) e o diretor de Administração da unidade, Deibid Ribeiro constataram que fatores naturais, como a geomorfologia da região, e o alto índice pluviométrico do período chuvoso aliados a fatores antrópicos ocasionaram a problemática. A iniciativa dos servidores foi para coletar dados para um projeto de pesquisa que vise estudar as causas e possíveis soluções para fatos como este.

Para o professor Daniel Barroso, catástrofes como essa que ocorreu em Tuntum servem para despertar o olhar da sociedade- agentes públicos e a população, para a questão do planejamento urbano, que deve garantir a otimização do espaço urbano a fim de evitar tais problemas. Cabe também ao IFMA estudar essas problemáticas e propor melhorias à condição de vida e desenvolvimento da região onde seus campi se inserem, destaca o docente.

Segundo relatos do grupo, a população das áreas atingidas teve inúmeros prejuízos materiais como a perda de móveis e eletrodomésticos, além de estarem sem fornecimento de energia elétrica.  Artigos científicos e apresentações em eventos estão em fase de preparação para expor os resultados coletados e dialogar sobre a questão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página